sábado, 2 de fevereiro de 2008

Cientistas testam terapia com vírus transgênico para tratar dor.

Cientistas americanos desenvolveram um tratamento de dores crônicas com terapia que usa vírus transgênicos e que, os especialistas esperam, revolucione o tratamento da dor.
A equipe empregou um vírus do resfriado desativado para levar o gene até o fluido da espinha de ratos, criados para sofrer dores crônicas.
O vírus levou um gene ligado à produção de endorfinas, os analgésicos naturais do corpo, a células nervosas. As dores desapareceram por pelo menos três meses em ratos.
O tratamento não afetou o resto do sistema nervoso, inclusive o cérebro, que potencialmente impediu os principais efeitos colaterais dos atuais analgésicos em uso.
Estudos sugerem que drogas não aliviam a dor provocada pelo câncer em até 66% dos casos.
A pesquisa foi publicada em Proceedings of the National Academy of Sciences.
"Muitos pacientes com dores crônicas não têm uma experiência satisfatória com analgésicos nos tratamentos disponíveis que são pouco eficazes ou causam efeitos colaterais intoleráveis como sonolência extrema, confusão mental e alucinações", disse Andreas Beutler, que integra a equipe que realizou o estudo na Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York.
Segundo Beutler, em algumas circunstâncias, pacientes preferem continuar com alguma dor para preservar sua lucidez.
Há ainda um risco potencial de vício em drogas à base de opiáceos - substâncias que contém ópio ou são derivadas de ópio.
Fonte: G1

Nenhum comentário: